segunda-feira, 18 de maio de 2009
Mickey Mouse, uma mina de ouro
Walt Disney e o desenhista Ub Iwerks não imaginavam que ao criarem o Mickey Mouse, que virou símbolo máximo do Grupo Disney e o personagem mais conhecido do planeta, estariam criando também uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. O simpático camundongo registra vendas de quase US$ 6 bilhões ou um terço da receita do grupo Disney. Mickey sozinho é uma personagem idealizado por Walt Disney durante uma viagem de trem de Nova York para Los Angeles, tomou forma pelas mãos do desenhista Ub Iwerks pela primeira vez em 1927, nos curtas-metragens Plane Crazy e Gallopin Gaucho. Apesar disso, a data oficial de seu nascimento é o dia 18 de novembro de 1928, quando o curta-metragem STEAMBOAT WILLIE, no qual era o timonindústria gigantesca, estampando sua marca em produtos dos mais variados tipos. Incialmente batizado de Mortimer, o personagem teve seu nome alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian, esposa de Walt Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para o personagem. Ao longo de sua carreira Mickey Mouse passou por várias transformações em suas formas e a voz do personagem, dublada inicialmente pelo próprio Walt Disney, passou para Jim Macdonald e mais recentemente por Wayne Allwine.
A primeira tira diária surgiu em 13 de Janeiro de 1930 com a aventura Lost on a Desert Island ainda pelas mãos de Iwerks, que pouco depois entregou a tarefa de desenhar o personagem a Floyd Gottfredson, que para ele criou aventuras em que Mickey passava por detetive, por jornalista, encontrando pelo caminho diversos personagens, entre os quais o amigo Goofy (Pateta), o seu cachorro Pluto, a sua namorada Minnie, entre outros. Um dos primeiros produtos a contar com a imagem do personagem foi o famoso relógio do Mickey, produzido por Ingersoll em 1993 ao preço de $3.25. O primeiro filme colorido do personagem, chamado The Band Concert, surgiu em 1935. O personagem ganhava o tradicional calção vermelho e os sapatos amarelos. Nos anos quarenta ocorrem as primeiras alterações gráficas que surgiriam em um de seus mais famosos filmes: "Fantasia" (1940). A revista nº 1 do Mickey foi publicada somente em outubro de 1952. O Mickey Mouse Club, um marcante programa infantil, foi levado ao ar pela Rede ABC, o show diário estreou em 1955 e estendeu-se até 1959, apresentando uma variedade de entretenimento: dança, canto, astros de cinema e televisão, desenhos clássicos Disney, séries e um grupo de talentosas crianças que se tornaram uma sensação. A principal razão do sucesso do Mickey Mouse está na construção de sua imagem nas últimas oito décadas. Ainda continua sendo a cara da Disney, o garoto-propaganda dos pacotes turísticos, o símbolo maior do mundo da Fantasia.
Você Sabia?
* O simpático rato fez mais de 130 filmes e têm sua imagem estampada em chaveiros, roupas, bichos de pelúcia, inúmeros souvenirs, além de computadores (que possuem os monitores com as inconfundíveis orelhas do rato mais famoso do mundo).
* O último filme estrelado pelo personagem foi "Runaway Brain" em 1995.
* Em 1931 o simpático rato foi lançado na Itália com o nome de Topolino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário