segunda-feira, 18 de maio de 2009
Mario, a força motriz da Nintendo
Conforme a sinopse de Mario, havia dois irmãos chamados Mario e Luigi que nasceram na Itália. Após vários anos, eles se mudam para detrás do armário, em um quarto, e se tornam encanadores. Certo dia, desentupindo a banheira de seu casebre, eles foram "sugados" por um cano, indo parar no Reino dos Cogumelos, onde conheceram os outros personagens alucinados. Agora eles podem ir para o reino dos cogumelos e voltar pra trás do armário quando quiserem.
Em torno de 1980, Shigeru Miyamoto estava desenvolvendo seu primeiro jogo eletrônico. Baseado no Popeye, sua intenção era tornar a Nintendo popular na América. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline do gorila Donkey Kong. Para dar destaque ao bigode, foi adicionado um nariz. Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario". O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a estrelar Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Mario logo passou a ser considerado um simples personagem encanador(pelos canos do jogo Mario Bros.) e depois a um super-herói (pelo jogo Super Mario Bros.). Hoje em dia, juntamente com Luigi, ele pode ser considerado um super-herói encanador. É digno de nota que Mario tem semelhança incrível com Hercules, um personagem encanador de desenhos animados dos estúdios Walter Lantz, mas que só apareceu em dois desenhos até hoje: Plumber of Seville e Goofy Gardener, ambos de 1957.
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